MUITO ALÉM DO NOVEMBRO AZUL: ESTRATÉGIAS E CUIDADOS À SAÚDE DE HOMENS - VOLUME 2



MUITO ALÉM DO NOVEMBRO AZUL: ESTRATÉGIAS E CUIDADOS À SAÚDE DE HOMENS - VOLUME 2
978-65-5360-860-3

2024
122
7
2
1
Edirlei Machado Dos-santos
Dos-santos, Edirlei Machado
A saúde masculina, historicamente negligenciada em políticas públicas e práticas assistenciais, tem se tornado cada vez mais reconhecida como um campo de atenção prioritária na saúde coletiva. O livro “Muito Além do novembro Azul: Estratégias e Cuidados à Saúde dos Homens – Volume 2” dá seguimento ao compromisso de ampliar o debate iniciado no primeiro volume, aprofundando reflexões sobre os desafios, avanços e estratégias para a promoção da saúde da população masculina. Em um cenário em que os homens demonstram maior resistência ao cuidado preventivo e um perfil epidemiológico marcado por alta mortalidade por causas evitáveis, esta coletânea reúne estudos, experiências e abordagens interdisciplinares focadas na compreensão dos determinantes sociais da saúde masculina. Os capítulos deste volume abordam temas variados. Ao reunir contribuições de pesquisadores e profissionais da saúde, este segundo volume reafirma a necessidade de ultrapassar o paradigma reducionista da saúde do homem, frequentemente restrito à prevenção do câncer de próstata durante a campanha do novembro Azul. O livro destaca a importância de políticas e ações contínuas que assegurem o bem-estar integral dessa população ao longo de seu ciclo de vida. Portanto, “Muito Além do novembro Azul – Volume 2” representa mais uma etapa na construção de uma perspectiva crítica e propositiva sobre a saúde dos homens, promovendo um diálogo necessário entre os diversos atores envolvidos: academia, serviços de saúde e sociedade.
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.