EXTRAÇÃO ASSISTIDA POR MICRO-ONDAS E ANÁLISES FÍSICAS DO ÓLEO ESSENCIAL DAS FOLHAS DE SPONDIAS TUBEROSA ARRUDA



EXTRAÇÃO ASSISTIDA POR MICRO-ONDAS E ANÁLISES FÍSICAS DO ÓLEO ESSENCIAL DAS FOLHAS DE SPONDIAS TUBEROSA ARRUDA
978-65-5360-922-8

2025
50
0
1
1
Luana da Silva Taveira
Taveira, Luana da Silva
Tatiane Kelly Barbosa de Azevedo
Azevedo, Tatiane Kelly Barbosa de
Juliana Lorensi do Canto
Canto, Juliana Lorensi do
Sergio Marques Júnior
Marques Júnior, Sergio
Janaina da Silva Gomes
Gomes, Janaina da Silva
Elaine Cristina Alves da Silva
Silva, Elaine Cristina Alves da
Kayo Lucas Batista de Paiva
Paiva, Kayo Lucas Batista de
Fernanda Yasmin Garcia de Faria
Faria, Fernanda Yasmin Garcia de
Kedma Carla Santana do Nascimento
Nascimento, Kedma Carla Santana do
Os óleos essenciais (O.Es), também conhecidos como óleos voláteis, óleos etéreos ou simplesmente essenciais, são definidos pela ISO-International Organization for Standardization, como produtos obtidos de diferentes partes das plantas. O umbuzeiro, Spondias tuberosa, pertencente à família Anacardiaceae, originária das regioẽs menos chuvosas do Norte e Nordeste do Brasil, possui grande importância regional, sendo comercializada na forma in natura ou em polpa, servindo como fonte de renda, as diferentes estruturas da planta são utilizadas na medicina popular, conferindo ao gênero Spondias substâncias com propriedades medicinais. Diante do exposto e devido a poucas pesquisas existentes relacionadas ao óleo essencial do gênero Spondias, em especial da espécie Spondias tuberosa, esse estudo tem como objetivo avaliar o rendimento do O.Es das folhas de Spondias tuberosa sobre diferentes metodologias submetidos a extração de micro-ondas, assim como analisar fisicamente os O.Es obtidos. O maior rendimento do óleo essencial, foi o das folhas secas de umbuzeiro com porcentagem total de 0,36% de rendimento. Os O.Es apresentaram coloração amarelada de cheiro forte e pungente. O índice de refração obtido foi de 1,503 para o O.Es da folha seca e 1,506 para o óleo da folha verde. É possível concluir que o rendimento do óleo essencial da folha seca obtido é considerado bom, onde a cada 1 kg de material vegetal seco se obtêm 3,66 ml de óleo essencial.
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.