VALORIZAÇÃO DOCENTE E LUTA SINDICAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO BÁSICO EM RONDÔNIA [2017 A 2020]
VALORIZAÇÃO DOCENTE E LUTA SINDICAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO BÁSICO EM RONDÔNIA [2017 A 2020]
Nilton André Batista Faria
Ana Carolina Alves Tibúrcio
Alessandra Bertasi Nascimento
30/08/2023
600-618
50
Objetivo: Este estudo visa analisar a relação da categoria docente com sua entidade de classe na busca de materializar garantias de direitos para o estabelecimento de condições materiais de existência, entre 2017 a 2020, na rede estadual de ensino básico em Rondônia. Método: Trata-se de um estudo de caso teórico-documental em fontes legais e midiáticas a partir de teorias críticas. Resultados: A falta de diálogo entre o governo e a categoria se acentuou com a pandemia da Covid-19. O Piso Salarial Profissional Nacional, principal pauta da categoria durante o período, necessitou tensionamentos constantes para sua implementação e reajustes. O Sindicato da categoria se mostrou combativo com diferentes estratégias de luta. Teve como vitórias o pagamento de retroativos e atualização da progressão funcional. A nível nacional, a conquista do Fundeb permanente. Conclusão: Os avanços decorrentes dos acordos, concessões e reformas, nem sempre foram cumpridos por parte do governo, muitas vezes culminou em retrocesso, movimentando a luta de classes, sua articulação política em torno da manutenção e introdução de novas pautas de luta na agenda da categoria docente.
Ler mais...Valorização docente, Luta sindical, Piso Salarial Profissional Nacional, Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.