UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PHET NO ENSINO REMOTO INTERDISCIPLINAR DE QUÍMICA E FÍSICA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE SÃO MATEUS (ES)



UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PHET NO ENSINO REMOTO INTERDISCIPLINAR DE QUÍMICA E FÍSICA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE SÃO MATEUS (ES)
Fernando Dalbó Durães
Mendes Ana Nery Furlan

30/10/2023
53-68
4
Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar a utilização do software PhET como recurso facilitador para a aprendizagem do conteúdo de Gases de forma interdisciplinar entre as disciplinas de Física e Química. Busca-se fornecer aos alunos uma visão mais ampla deste conteúdo, considerado muito abstrato. O trabalho foi desenvolvido com quatro turmas da 2ª série do ensino médio em uma Escola da Rede Pública de Ensino no município de São Mateus, Espírito Santo. Métodos: A proposta foi desenvolvida em etapas, iniciando com exposição de aulas teóricas e posteriormente incorporando o uso do software PhET. Quanto à abordagem, trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual os dados coletados durante a aplicação da intervenção foram analisados pelo método indutivo. Resultados: Os resultados obtidos evidenciam que a utilização do software proporciona uma melhora na aprendizagem dos alunos, conforme demonstrado pelas atividades aplicadas após as aulas teóricas, o que mostra que o simulador possui um potencial significativo no processo de aprendizagem dos alunos. Conclusão: Apesar dos obstáculos enfrentados durante o planejamento e aplicação da atividade interdisciplinar, os resultados foram positivos. Foi possível conhecer e aplicar novos recursos de ensino que normalmente não seriam utilizados nas aulas presenciais.
Ler mais...Ensino de Química, Pandemia, Simuladores.
ENSINO HÍBRIDO: METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS PARA A GARANTIA DA EFETIVIDADE DO ENSINO
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.