UMA LEITURA DE A CASA DOS BUDAS DITOSOS, DE JOÃO UBALDO RIBEIRO, À LUZ DO PENSAMENTO FILOSÓFICO DE SIMONE DE BEAUVOIR ACERCA DA VELHICE FEMININA



UMA LEITURA DE A CASA DOS BUDAS DITOSOS, DE JOÃO UBALDO RIBEIRO, À LUZ DO PENSAMENTO FILOSÓFICO DE SIMONE DE BEAUVOIR ACERCA DA VELHICE FEMININA
Rosana Letícia Pugina

30/05/2024
112-138
6
Com base nos apontamentos de Simone de Beauvoir apresentados em O segundo sexo – a experiência vivida (1967), o tema deste trabalho é o estudo da subversão do conceito de mulher idosa em A casa dos budas ditosos, de João Ubaldo Ribeiro (1999), com relação à personagem-protagonista. Esse romance tem como núcleo o relato das aventuras sexuais de CLB, uma libertina sexagenária que sempre viveu as infinitas possibilidades do sexo por meio da experimentação de todas as formas de prazer. Através de questionamentos, ela extrapola o discurso machista que se constrói por meio de dogmas impostos às mulheres em uma sociedade de base patriarcal. Assim, o objetivo é compreender a constituição de CLB em contraste com o padrão social construído acerca da mulher idosa. A metodologia do trabalho quanto à abordagem é exploratória, qualitativa e de cunho bibliográfico. No fim, espera-se ter analisado profundamente a personagem sob o arcabouço proposto para que seja demonstrada a sua tendência singular de anarquizar o discurso e ver, com olhar crítico, os usos e os costumes da sociedade na qual está inserida.
Ler mais...Simone de Beauvoir; literatura brasileira; subversão do modelo de mulher idosa; A casa dos budas ditosos, de João Ubaldo Ribeiro.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.