TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO CULTURAL BRASILEIRA DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO ASSESSMENT OF LIFE HABITS FOR CHILDREN
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO CULTURAL BRASILEIRA DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO ASSESSMENT OF LIFE HABITS FOR CHILDREN
Fernanda Pereira dos Santos Silva
Beatriz Helena Brugnaro
Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha
31/03/2021
255-268
16
Introdução: Instrumentos de avaliação dodesenvolvimento infantil são cada vez mais utilizados na clínicae pesquisa científica e o Brasil possui escassez de instrumentosvalidados para sua população. O instrumento Canadense Assessmentof Life Habits (LIFE-H) para crianças foi desenvolvido paraa avaliação dos hábitos de vida de crianças e ilustra a interaçãodinâmica entre fatores pessoais e ambientais. Objetivo: Traduzire adaptar culturalmente a LIFE-H para crianças de 0 a 4 anospara a realidade brasileira. Métodos: Um linguista certificado etrês fisioterapeutas qualificados participaram da fase de tradução.O instrumento traduzido (LIFE-H_BR) foi submetido à análisesemântica e de conteúdo por estratos inferior (cinco usuários empotencial) e sofisticado (quatro usuários técnicos). Trinta profissionaisda saúde participaram da adaptação cultural. Um coeficiente deconcordância bruta foi aplicado para as análises Semântica e deConteúdo e uma análise de Correlação de Distâncias foi aplicadaentre os juízes. Resultados: Alta concordância e similaridade entre osjuízes técnicos no processo de tradução e necessidade de adaptaçãocultural de 29 itens. Conclusões: O LIFE-H_BR pode ser utilizadopara avaliação dos hábitos de vida de crianças brasileiras de 0 a 4 anos
Ler mais...Traduções; Avaliação de resultado de intervenções terapêuticas; Comparação transcultural; Criança; Atividades cotidianas.
GESTÃO DO TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE: DESAFIOS AGUDOS E CRÔNICOS - VOLUME 1
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.