TRABALHADORES DA SAÚDE NA PERSPECTIVA DOS GESTORES DO SISTEMA E SERVIÇOS HOSPITALARES DO SUS
TRABALHADORES DA SAÚDE NA PERSPECTIVA DOS GESTORES DO SISTEMA E SERVIÇOS HOSPITALARES DO SUS
Lilian Barbosa Rosado
Juliete Sales Martins
Joseane Aparecida Duarte
Juliana dos Santos Oliveira
Nathália Almeida Suzart
Fanny Almeida Wu
Silvânia Sales de Oliveira
Laíse Rezende de Andrade
Thadeu Borges Souza Santos
Isabela Cardoso de Matos Pinto
31/03/2021
77-92
4
Objetivo: Analisar a influência dos trabalhadores de saúde na gestão sistêmica e dos serviços hospitalares da rede própria do SUS Bahia. Compreendo-os como indispensáveis para o bom desenvolvimento dos processos assistenciais, sendo um dos principais desafios na implementação da Atenção Hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS). Métodos: A produção de dados se deu através de entrevistas com gestores do nível central da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia. Adotou-se como aporte teórico-analítico o Triângulo de Ferro de Matus, estruturado pela Formação da Agenda Dirigente, Sistema de Gestão por Operações e Prestação de Contas por Desempenho. Resultados: Elementos apontam a complexidade da gestão do trabalho para implementação da Atenção Hospitalar, tais como: alocação de pessoal na expansão da rede para melhorar cobertura em territórios de vazios assistenciais e superação do problema de limitação orçamentária decorrente da responsabilidade fiscal associada às despesas com pessoal na gestão direta. E também o quanto as naturezas de caráter indireto são relevantes na alocação dos trabalhadores. Conclusão: As evidências produzidas apontaram que, para os gestores indiretos, a autonomia e manejo decisório são tidas como positivas quanto a contratação de pessoal; atenta-se para a precarização do trabalho pelos múltiplos vínculos ou pela ausência de estabilidade e à necessidade de qualificação profissional e fixação do profissional; destaca-se que importantes problemas da gestão direta não foram superados completamente com a adoção dos modelos alternativos de gestão indireta.
Ler mais...Trabalhadores da saúde; Atenção Terciária à Saúde; Administração Hospitalar; Gestão de Pessoal em Saúde, Administração Pública.
GESTÃO DO TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE: DESAFIOS AGUDOS E CRÔNICOS - VOLUME 1
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.