SOLUÇÕES DE TI VERDE E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA DATA CENTERS



SOLUÇÕES DE TI VERDE E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA DATA CENTERS
Marco Kerchner

30/11/2024
185-197
13
Objetivo: O presente trabalho busca analisar os relatórios sobre eficiência energética de data centers emitidos pela Energy Star (2016) e pelo Código de Conduta Europeu para Eficiência Energética em Data Centers (2017), buscando compreender as melhores práticas para melhorar efetivamente a eficiência energética, trazer economia de energia e de recursos e implementar o conceito de TI Verde, independente do tamanho do data center. Métodos: Foram analisadas as principais técnicas relacionadas a equipamentos de TI, consumo energético e sistemas de climatização, além das diretrizes de gestão e monitoramento essenciais. O estudo envolveu a revisão detalhada das soluções propostas pelos relatórios mencionados para aprimorar a eficiência energética dos data centers. Resultados: As estratégias identificadas incluem virtualização de servidores, consolidação de equipamentos, gerenciamento de armazenagem de dados, e melhorias no layout físico para otimizar o fluxo de ar e climatização. A implementação dessas práticas pode resultar em significativa redução do consumo de energia e aumento da eficiência operacional. Conclusão: As diretrizes fornecidas pelos relatórios analisados demonstram eficácia na promoção de uma operação sustentável e eficiente em data centers. A aplicação de práticas de TI Verde é crucial para reduzir o impacto ambiental e operacional desses ambientes. Estudos futuros podem explorar a aplicação prática dessas diretrizes e avaliar quantitativamente os impactos das implementações.
Ler mais...eficiência energética; data centers; ti verde; energy star; código de conduta europeu; técnicas de climatização.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.