SÍNDROME DE BURNOUT, PSICOLOGIA E DIREITO À SAÚDE



SÍNDROME DE BURNOUT, PSICOLOGIA E DIREITO À SAÚDE
Karina Pregnolato Reis
Márcia Villar Franco
Marcelito Lopes Fialho

21/07/2020
153-159
20
A Síndrome de Burnout foi considerada doença resultante de estresse crônico e relacionado ao meio ambiente laboral. Como consequência, foi classificada pela CID-11 como “problemas relacionados ao emprego e ao desemprego”, não sendo tratada no capítulo de “transtornos mentais, comportamentais e de neurodesenvolvimento”. Assim, necessária se torna a análise do tema sob o prisma da Organização Mundial da Saúde (OMS) e à luz das pesquisas científicas realizadas historicamente. Objetiva a investigação alcançar o conceito para a referida síndrome, de modo que se possam discutir as extensões de seu enquadramento como doença do trabalho, à luz da Psicologia e do Direito à Saúde. Para tanto, pautou-se a pesquisa no uso dos métodos de abordagem sistêmico e hermenêutico, no método de coleta bibliográfico e documental, bem como no método procedimental de análise qualitativa com emprego de análise do discurso. Como resultados, encontrou-se a descrição da Síndrome de Burnout no ano de 1953, a partir do estudo do caso conhecido como Miss Jones; e que tal síndrome implica em danos causados à saúde, decorrentes das condições laborais inadequadas, pelas excessivas pressões físicas e psicológicas suportadas pelo trabalhador contemporâneo; sendo o surgimento da patologia como fenômeno psicossocial, em razão de sofrimentos e desgastes advindos do ambiente de trabalho. Finalmente, importa dizer que o estudo da Síndrome de Burnout se traduz em relevante temática que permite a intersecção entre a Psicologia e o Direito à Saúde, de modo a se conseguir uma complementaridade, sem o esgotamento do assunto.
Ler mais...a, síndrome, de, burnout, estresse, ocupacional, patologia, laboral, problemas, relacionados, ao, emprego, e, ao, desemprego, psicologia, e, direito, à, saúde
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.