SILENCIAMENTOS E INVISIBILIDADES ÉTNICO-RACIAIS AO LONGO DO PROCESSO SÓCIO-HISTÓRICO E CULTURAL LATINO-AMERICANO: O QUE A EDUCAÇÃO E A ESCOLA TÊM A VER COM ISSO?



SILENCIAMENTOS E INVISIBILIDADES ÉTNICO-RACIAIS AO LONGO DO PROCESSO SÓCIO-HISTÓRICO E CULTURAL LATINO-AMERICANO: O QUE A EDUCAÇÃO E A ESCOLA TÊM A VER COM ISSO?
Valdenésio Aduci Mendes
Raony Valdenésio Aduci Odremán Mendes

26/02/2022
263-278
18
O trabalho desencadeia uma discussão sobre as diferentes formas discursivas que permeiam as culturas latino-americanas. A partir do olhar atento aos jogos de linguagem sob o qual se constrói o(a) outro(a), será possível questionar a forma como as identidades e os saberes foram legitimados em contextos de monoculturas no sentido de não reconhecimento das diferenças. A partir da análise sobre a realidade latino-americana nos debruçamos sobre a realidade brasileira para entendermos o processo de exclusão de amplas camadas da população no que diz respeito à inclusão socioeconômica e educacional.
Ler mais...Colonialismo, Invisibilidades étnico-raciais, Educação, Escola, América Latina.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.