SCREENING FITOQUÍMICO, ANÁLISE CITOTÓXICA E ANTIMICROBIANA DO EXTRATO DAS FOLHAS DE ANNONA MURICATA L. (1753) (ANNONACEAE)
SCREENING FITOQUÍMICO, ANÁLISE CITOTÓXICA E ANTIMICROBIANA DO EXTRATO DAS FOLHAS DE ANNONA MURICATA L. (1753) (ANNONACEAE)
Heloíza Rabêlo Cunha
Patrick de Castro Cantuária
Elizabeth Viana Moraes da Costa
Ana Luzia Ferreira Farias
José Policarpo Miranda Júnior
Líbio José Tapajós Mota
Antônio Carlos Freitas Souza
Pablo de Castro Cantuária
Juliana Eveline dos Santos Farias
Sheylla Susan Moreira da Silva de Almeida
27/05/2021
208-219
16
As folhas de Annona muricata L. são muito utilizadas medicinalmente, contra doenças parasitárias. A espécie também é utilizada como analgésico e contra infecções urinárias. Objetivo: Esta pesquisa objetivou realizar a triagem fitoquímica, analisar atividade citotóxica e antibacteriana do extrato bruto etanólico das folhas de Annona muricata L. (1753). Métodos: Para a prospecção fitoquímica, realizou-se uma análise qualitativa, realizada com o extrato bruto etanólico (EBE), de acordo com a metodologia proposta por Estevam (2009). A citotoxicidade foi analisada frente à Artemia salina L. (1753), através do método de Mayer com algumas adaptações, no qual testou-se concentrações do extrato bruto das folhas de 50µg/mL, 100µg/mL, 250µg/mL, 500µg/mL, 750µg/mL, 1000µg/mL. A análise antimicrobiana, foi determinada através do método Kirby-Bauer com algumas adaptações, utilizou-se cepas de Staphylococcus aureus (Rosenbach, 1884), Escherichia coli (Migula,1895), Klebsiella pneumoniae (Schroeter, 1886). Foram utilizadas três concentrações extrato bruto. Resultados: Detectou-se as classes: alcaloides, esteroides e triterpenoides. Observou-se toxicidade frente à A. salinas nas concentrações a partir de 250µg/mL de extrato. A concentração de 25mg/mL e a de 50mg/mL mostraram halos de inibição frente à cepa de E. coli. Demonstrou-se o potencial dessa espécie para fonte de compostos antibacterianos. Considerações finais: Sendo assim, os resultados contidos neste estudo justificam parcialmente seu uso popular.
Ler mais...Produtos naturais, Graviola, Metabólitos secundários.
PLANTAS MEDICINAIS DO ESTADO DO AMAPÁ: DOS RELATOS DA POPULAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.