RISCO DE COMPLICAÇÕES VASCULARES PÓS-ANGIOPLASTIA PRIMÁRIA



RISCO DE COMPLICAÇÕES VASCULARES PÓS-ANGIOPLASTIA PRIMÁRIA

30/03/2024
203-218
13
O estudo teve como objetivo avaliar o risco para a ocorrência de complicações vasculares em pacientes submetidos à angioplastia coronariana percutânea primária e a formação de hematoma; elaborar um plano de cuidado de Enfermagem para o paciente de alto risco. Trata-se de um estudo de caso múltiplo incorporado com abordagem quantitativa. Foram avaliados 40 sítios de punção pós-angioplastia primária, 20 retrospectivos e 20 prospectivos, com acompanhamento à beira-leito. Os principais fatores de risco identificados foram a idade, maior que 60 anos, e o uso do introdutor maior ou igual a seis french. Na fase retrospectiva, houve um registro de hematoma em prontuários. Nos 20 participantes da fase prospectiva, ocorreram 13 eventos de hematoma, sendo todos menores que dez centímetros. Este estudo mostrou que é possível identificar, precocemente, o risco para complicações vasculares por meio de uma ferramenta simples, proporcionando o planejamento de uma assistência individualizada com a elaboração do um plano de cuidados, visando à mitigação dos danos.
Ler mais...Angioplastia Coronária com Balão, Segurança do Paciente, Enfermagem Cardiovascular, Hematoma, Intervenção Coronária Percutânea, Cuidados de Enfermagem
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.