QUALIDADE DO SONO EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM QUE TRABALHAM POR TURNOS



QUALIDADE DO SONO EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM QUE TRABALHAM POR TURNOS
Leonel São Romão Preto
Daniela Margarida Honrado Marra
Mariana Gonçalves Silva
Maria Eugénia Rodrigues Mendes
Ana Fernanda Ribeiro Azevedo

30/12/2023
128-140
8
Objetivo: Analisar na literatura científica a qualidade de sono dos profissionais de enfermagem que trabalham por turnos e a sua relação com a qualidade dos cuidados de saúde prestados. Métodos: Revisão sistemática da literatura nas bases de dados PubMed, Mendley e Web of Science, a partir das quais, após a utilização dos critérios de inclusão e exclusão, obtivemos, para procura de evidências científicas para o estudo, nove artigos. Resultados: Na maioria dos artigos analisados existe uma diferença estatisticamente significativa da qualidade do sono entre os enfermeiros que trabalham diurno e os que trabalham no turno da noite, sendo que os do turno noturno apresentam menor qualidade do sono, e consequentemente, podem apresentam menor qualidade dos cuidados de enfermagem que prestam. Conclusão: É imprescindível a implementação de mudanças para uma cultura de prevenção conducente a uma melhor qualidade do sono. Entre outras estratégias: períodos adequados de repouso após um turno noturno, dotação de rácios seguros nos serviços hospitalares.
Ler mais...qualidade do sono, enfermeiros, trabalho por turnos, transtornos do sono do trabalho em turnos, cuidados de enfermagem.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.