PROSPECÇÃO DE BIOSSURFACTANTES A PARTIR DE STREPTOMYCES SP. ISOLADOS DA RIZOSFERA DE ANIBA PARVIFLORA FRAGANS (MACACAPORANGA)
PROSPECÇÃO DE BIOSSURFACTANTES A PARTIR DE STREPTOMYCES SP. ISOLADOS DA RIZOSFERA DE ANIBA PARVIFLORA FRAGANS (MACACAPORANGA)
Amanda De Lima Silva
José Jeosafá De Sousa Júnior
Sara Freitas De Sousa Ramos
Silvia Katrine Rabelo Da Silva
Raphael Carlos Ferrer De Santana
17/02/2023
103-115
7
Cresce a procura por fontes naturais de produtos para os mais diversos usos, como indústrias e métodos de biorremediação, visto que os bioprodutos apresentam vantagens como menor toxicidade e geração de resíduos. Dentre os microrganismos geradores de bioprodutos estão as actinobactérias, reconhecidas por produzirem uma diversidade de moléculas bioativas como antibióticos, antitumorais, enzimas e biossurfactantes. Objetivo: Neste estudo foi verificado a capacidade de cepas de actinobactérias isoladas da rizosfera de Aniba parviflora Syn Fragans, em produzir substâncias biossurfactantes, avaliando sua ação emulsificante em substratos lipídicos e fósseis. Método: As cepas bacterianas foram isoladas e identificadas através de dados morfológicos, bioquímicos e moleculares. Posteriormente, foi realizada a seleção das cepas produtoras das enzimas lipase e esterase, sendo que as cepas com maiores índices enzimáticos foram selecionadas para os testes de produção de biossurfactantes. Resultados: Os 11 isolados foram identificadas como pertencentes ao gênero Streptomyces sp., e os valores de índice de emulsificação encontrados são promissores quando comparadas a estudos com o gênero Bacillus. Conclusão: A maior ação emulsificante foi registrada para o líquido do cultivo bacteriano das cepas Streptomyces sp. MPO2 e Streptomyces sp. MPO11, indicando que a ação biossurfactante seja resultante de moléculas associadas à biomassa bacteriana.
Ler mais...Streptomyces sp., Emulsão, Óleos vegetais, Biossurfactante.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.