PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA



PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA
Marinete Santana Wutke Welmer
Valdinei Cezar Cardoso

30/07/2024
117-134
7
Este estudo investiga a implantação da disciplina de produção de vídeos nos cursos de Licenciatura em Matemática da rede pública. Justifica-se pela crescente demanda por recursos didáticos digitais e pela importância de preparar futuros professores para utilizar essas ferramentas. O problema de pesquisa aborda como a disciplina de produção de vídeos pode ser integrada aos cursos de Licenciatura em Matemática. O objetivo geral é analisar as ementas dos cursos para identificar a presença ou ausência dessa disciplina. A fundamentação teórica baseia-se em estudos acerca do uso de vídeos na educação. A metodologia envolve análise documental das ementas dos cursos de Licenciatura em Matemática das principais universidades públicas. Os resultados mostram que poucas universidades oferecem disciplinas específicas acerca da produção de vídeos, mas algumas possuem conteúdos relacionados. Conclui-se que a inserção dessa disciplina pode enriquecer a formação dos professores, sendo necessário promover a formação continuada e a melhoria da infraestrutura. Sugere-se futuras pesquisas em relação ao impacto desses cursos na prática docente.
Ler mais...Produção de Vídeos. Educação Matemática. Formação de Professores. Tecnologias Digitais. Licenciatura em Matemática.
TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS: A INTERDISCIPLINARIDADE TECNOLÓGICA EM PESQUISA - VOLUME 4
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.