PRÁTICA DE HIPNOTERAPIA EM PACIENTE EM ESTADO PALIATIVO: ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO COMO PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR



PRÁTICA DE HIPNOTERAPIA EM PACIENTE EM ESTADO PALIATIVO: ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO COMO PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR
- Joyce Sousa Lopes 
- Juliana Paiva Lins 
- Grazieli Aparecida Huppes 
- Luciana Evangelista Gobbi 
- Rosimeire Faria Do Carmo 
- Jose Willian De Aguiar 
- Bruno Santos De Assis 
- Luana Guimarães Da Silva 
- Viviane Nogueira De Oliveira 
- Naia Gargitter Caetano De Andrade 
- Gregório Otto Bento De Oliveira 

30/03/2024
190-202
12
A hipnose é uma técnica terapêutica que pode ser utilizada por enfermeiros e psicólogos para auxiliar no cuidado paliativo de pacientes com doenças crônicas ou terminais. A hipnose pode ajudar a reduzir a dor, a ansiedade e o estresse, além de promover o relaxamento e o bem-estar. A teoria do cuidar transpessoal, desenvolvida pela enfermeira Jean Watson, enfatiza o cuidado holístico do paciente, considerando seus aspectos físicos, emocionais, espirituais e sociais. A hipnose pode ser utilizada para promover o cuidado transpessoal, auxiliando o paciente a acessar seu potencial de cura e bem-estar. As práticas integrativas e complementares (PICs), como a hipnose, estão sendo cada vez mais utilizadas no cuidado paliativo. As PICs podem complementar os cuidados convencionais, proporcionando alívio dos sintomas físicos e emocionais, além de promover o bem-estar do paciente. Sendo assim, a hipnose pode ser uma ferramenta valiosa para enfermeiros e psicólogos no cuidado paliativo. A hipnose pode ajudar a reduzir a dor, a ansiedade e o estresse, além de promover o relaxamento e o bem-estar, contribuindo para o cuidado transpessoal do paciente.
Ler mais...Hipnose. Enfermagem. Cuidado paliativo. Práticas integrativas e complementares. Teoria do cuidar transpessoal. Psicologia.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

