POLÍTICAS EDUCATIVAS LOCAIS: COMPETÊNCIAS ASSUMIDAS PELOS MUNICÍPIOS EM PORTUGAL



POLÍTICAS EDUCATIVAS LOCAIS: COMPETÊNCIAS ASSUMIDAS PELOS MUNICÍPIOS EM PORTUGAL
Jennifer Alejandra Sérgio Da Silva

29/02/2024
75-96
6
Neste artigo é feita uma análise das competências assumidas pelos municípios, em Portugal, no âmbito do desenvolvimento e implementação de políticas educativas locais. Através de uma revisão narrativa da literatura, apresenta-se uma sistematização e um enquadramento teórico e político-normativo do tema da municipalização no contexto educativo. São mencionadas as competências assumidas pelos municípios, na área educacional, destacando-se a sua importância na promoção da qualidade do ensino e no apoio ao desenvolvimento das comunidades locais. Foca-se a interconexão existente entre as políticas educativas locais e as diretrizes nacionais, bem como as oportunidades e os desafios dessa abordagem descentralizada. Constata-se que as competências assumidas pelos municípios incluem a gestão de recursos, a promoção da inclusão social e da equidade educacional, bem como o estímulo à participação ativa da comunidade local. É um estudo que proporciona insights importantes a políticos, educadores e pesquisadores interessados na intervenção dos municípios na gestão local da educação.
Ler mais...Educação em Portugal, Políticas educativas locais, Municipalização, Descentralização educacional, Equidade educacional.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.