PADRÃO DE COMPORTAMENTO EM POPULAÇÃO DE TROPIDURUS SP. DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DAS ORQUÍDEAS “JOSÉ PINHEIRO DE SOUZA”



PADRÃO DE COMPORTAMENTO EM POPULAÇÃO DE TROPIDURUS SP. DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DAS ORQUÍDEAS “JOSÉ PINHEIRO DE SOUZA”
Renan Filgueiras Ribeiro
Silonardo Oliveira

31/03/2023
143-151
11
Objetivo: O grupo dos répteis é bastante representativo no Brasil, apresentando, inclusive, espécies endêmicas do país. Cada vez mais tem sido realizado estudos com esse grupo, por serem animais sensíveis a alterações ambientais e mudanças climáticas, já que são animais ectotérmicos. O objetivo desse estudo foi descrever o padrão de atividade de uma população de lagartos Tropidurus sp. em uma área antropizada. Métodos: Para tal, foi realizada observações comportamentais utilizando o método de observação livre, para uma população desses lagartos em uma área localizada no município de Piracanjuba, Goiás. Foram realizadas estatísticas descritivas utilizando os dados coletados. Resultados: Como resultados, obtivemos que o comportamento mais realizado pelos lagartos foi o de locomoção, apresentando também comportamentos de repouso, display e alimentação. O comportamento de alimentação foi menos frequente durante as observações. Discussão: A maior atividade dos lagartos, demonstrada por comportamentos como o de locomoção, pode ser o reflexo do período de observação, realizado durante o faixa temporal mais quente do dia. Adicionalmente, o comportamento de ‘Head bob’ pode ser um indicativo da presença de territorialidade nesses indivíduos. Futuros estudos deverão ser realizados, utilizando melhores equipamentos, de modo a refinar as variáveis analisadas.
Ler mais...Padrão comportamental, Territorialidade, Micro habitat, Répteis.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.