OCUPAÇÃO DE TRABALHADORES DA SAÚDE POR NATUREZAS JURÍDICAS E TIPOS DE ESTABELECIMENTOS HOSPITALARES NO BRASIL
OCUPAÇÃO DE TRABALHADORES DA SAÚDE POR NATUREZAS JURÍDICAS E TIPOS DE ESTABELECIMENTOS HOSPITALARES NO BRASIL
Míris Andrade Peixoto Tedgue
Fanny Almeida Wu
Nathália Almeida Suzart
Joseane Aparecida Duarte
Juliana dos Santos Oliveira
Juliete Sales Martins
Lilian Barbosa Rosado
Laíse Rezende de Andrade
Silvana Lima Vieira
Thadeu Borges Souza Santos
31/03/2021
189-209
10
Analisar distribuição da força de trabalho por naturezas jurídicas dos estabelecimentos hospitalares no Brasil, entre 2008 e 2018. Estudo quantitativo, a partir de dados do Cadastro Nacional dos Estabelecimento de Saúde (CNES) utilizando variáveis (recursos humanos, hospital dia, geral e especializado e tipos de natureza direta e indireta). A coleta de dados foi realizada no mês de agosto de 2018, referente aos meses de janeiro de cada ano da década 2008 a 2018, na qual os resultados obtidos foram tabulados com o programa Microsoft Office Excel® para posterior análise. Reafirma a concentração da força de trabalho em saúde na região sudeste do país, embora demonstre curva crescente em todas as regiões brasileiras. Quanto ao perfil hospitalar, destaca-se o maior quantitativo e respectivo crescimento da força de trabalho nos hospitais do tipo geral, enquanto que os tipos hospital dia e especializado corresponderam a crescimento não expressivo e queda, respectivamente. Quanto às naturezas jurídicas dos estabelecimentos hospitalares, embora a maior quantitativo durante a série histórica seja a administração direta, chama-se atenção para a expansão das naturezas não diretas em expansão no país, a exemplo das entidades sem fins lucrativos. Embora a adoção e expansão de formas mais “flexíveis” de gestão de serviços de saúde seja uma alternativa para que as organizações se adaptem às modificações no cenário mundial, podem trazer consequências para o trabalhador da saúde quanto a garantia de direitos, principalmente, sociais e trabalhistas.
Ler mais...Trabalhadores da Saúde; Atenção Terciária à Saúde; Administração Hospitalar; Gestão de Pessoal em Saúde; Administração Pública.
GESTÃO DO TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE: DESAFIOS AGUDOS E CRÔNICOS - VOLUME 1
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.