O TRATAMENTO RESTAURADOR ATRAUMÁTICO E SUA APLICABILIDADE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA



O TRATAMENTO RESTAURADOR ATRAUMÁTICO E SUA APLICABILIDADE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Marcos Antônio Lima dos Santos
Graziane Ribeiro Couto
Sthefanne Gondim Mota
Nailson Silva Meneses Júnior
Aurélio de Oliveira Rocha
Lucas Menezes Dos Anjos
Bruno Natan Santana Lima
Francielle Santos de Santana
Mellany Cristie Ramos Barros
Thaine Oliveira Lima

03/06/2021
231-247
16
Dentre as práticas da Odontologia Minimamente Invasiva, o protocolo do Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) foi preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1994, com a finalidade de estacionar a doença cárie. Esta técnica apresenta vantagens quando comparada ao tratamento restaurador convencional, uma vez que é capaz de oferecer uma terapêutica resolutiva, minimamente invasiva, de qualidade, acessível e de baixo custo. Caracterizada pela praticidade, por dispensar o uso de equipamentos odontológicos tradicionais e de eletricidade, essa técnica contribui com o acesso aos serviços odontológicos de saúde pública e favorece a abordagem do paciente dentro de seu contexto social. Trata-se de uma revisão bibliográfica a respeito do uso do TRA e sua aplicabilidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Visto isso, o seguinte trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica a respeito do tratamento restaurador atraumático como protocolo odontológico das unidade básicas de saúde, pautando-se em evidenciar seus benefícios frente ao Sistema Único de Saúde brasileiro. Para isto, foi realizada a busca ativa nas seguintes bases de dados, Medline, PUBMED, BIREME, Google Scholar, Portal Periódicos da CAPES e Diadorim, utilizando- se de descritores, DeCS e MeSH. Mediante ao presente estudo, conclui-se que o TRA é uma prática odontológica que deve ser preconizada nos tratamentos restauradores de escolha pelo profissional em odontologia, reduzindo desta forma a inequidade nos tratamentos bucais realizados pelo SUS.
Ler mais...Atenção Básica em Saúde; Políticas públicas de Saúde; Saúde Bucal; Tratamento Restaurador Atraumático; Odontologia minimamente invasiva.
ODONTOLOGIA E INTEGRALIDADE DO CUIDADO: ASPECTOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.