O TRABALHO INTERPROFISSIONAL EM HORTAS MEDICINAIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA Á SAÚDE: UM REFERENCIAL TEÓRICO



O TRABALHO INTERPROFISSIONAL EM HORTAS MEDICINAIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA Á SAÚDE: UM REFERENCIAL TEÓRICO
Laura Valdiane Luz Melo
Marcondes Alves Barbosa Silva
Milene Moreira Leão
Alecsandro Medeiros Silva
Ana Paula Ferreira Rodrigues
Ana Clara Guimarães Venturi
Emanuelyn Pomim Ginaque Rodrigues
Marina Manzano Modesto Pinheiro
Stéphanie Toledo Vieira

30/04/2021
71-86
5
INTRODUÇÃO: A utilização de plantas medicinais representa importante nuance da cultura de um povo, pois é difundida, consumida e aprimorada ao longo das gerações, visto que grande parte do conhecimento sobre a utilização e propriedades de plantas medicinais é advindo da tradição familiar. DESENVOLVIMENTO: É importante ressaltar que grande parte desse conhecimento é proveniente de grupos populacionais específicos tais como Ribeirinhos, Quilombolas, Indígenas e idosos. As plantas são matéria-prima para fitoterápicos e outros medicamentos. Em 2006, o Ministério da Saúde por meio da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos buscou ampliar as opções terapêuticas e integrar o conhecimento popular ao Sistema Único de Saúde (SUS). O resgaste e valorização dessa prática é imprescindível para o cenário de saúde atual, notadamente no que concerne as Terapias Complementares do SUS. As Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS) são recursos que visam a utilização de mecanismos naturais e alternativos para a melhora, recuperação e prevenção de enfermidades na comunidade. Nesse sentido, é imprescindível para a Atenção Primária à Saúde (APS) implementar de maneira efetiva o uso de plantas medicinais e fitoterápicos, afim de corrigir desigualdades socioeconômicas, promover um atendimento integral, interprofissional e humanizado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A implantação de hortas medicinais comunitárias nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou mesmo o estímulo a adoção de hortas medicinais domésticas por grupos populacionais tem se mostrado estratégias positivas para o fortalecimento e valorização do conhecimento popular sobre plantas medicinais. Palavras-chave: Medicina Tradicional, Plantas Medicinais, Práticas Integrativas Complementares em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Hortas Medicinais.
Ler mais...Medicina Tradicional, Plantas Medicinais, Práticas Integrativas Complementares em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Hortas Medicinais.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.