O PERFIL SENSORIAL DE BEBÊS NASCIDOS PREMATUROS



O PERFIL SENSORIAL DE BEBÊS NASCIDOS PREMATUROS
Mariana Lucas Maia Lisboa
Lucieny Almohalha

30/10/2024
148-165
10
Objetivo: Identificar o perfil sensorial da criança nascida prematura com idade corrigida de 7 a 35 meses e compreender como a prematuridade pode afetar o seu processamento sensorial. Métodos: Pesquisa de campo, transversal, exploratória e descritiva para investigar o perfil sensorial de bebês nascidos prematuramente com idades entre 7 e 35 meses. A amostra foi por conveniência através do método de bola de neve com 14 participantes e a coleta foi realizada por meio da aplicação do Perfil Sensorial 2 da Criança Pequena. Os dados foram analisados via estatística descritiva simples com contagem de frequência e porcentagem de aparição de respostas. Resultados: Os resultados mostraram a maioria dos participantes estão respondendo mais ou muito mais que crianças da mesma idade tanto nos processamentos sensoriais como nos quadrantes de procura sensorial, evita estímulo, sensibilidade sensorial e registro sensorial. Conclusões: O presente estudo revela que crianças prematuras possuem alterações no processamento sensorial, pois a maioria dos participantes se encontram respondendo menos ou muito menos que e mais e muito mais que nos domínios apresentados pelo teste. Diante disso, estes fatores poderão influenciar o desenvolvimento global das crianças e impactar suas respostas comportamentais frente as vivências sensoriais. Palavras-chave: Prematuridade, Perfil Sensorial da Criança Pequena 2, Desenvolvimento Neurosensorial, Cuidadores, Terapia Ocupacional.
Ler mais...Prematuridade, Perfil Sensorial da Criança Pequena 2, Desenvolvimento Neurosensorial, Cuidadores, Terapia Ocupacional.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.