O PAPEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LETRAS: UM OLHAR SOBRE SUAS IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOCENTE DO(A) LICENCIANDO(A)



O PAPEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LETRAS: UM OLHAR SOBRE SUAS IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOCENTE DO(A) LICENCIANDO(A)
Ana Márcia Leite De Sousa
Ricardo Cruz Macedo
Maria Lidiane De Sousa Pereira
Mabel Sales Batista Pinho

30/04/2024
133-153
10
O Estágio como componente curricular obrigatório desempenha um papel fundamental para o processo de formação docente nos cursos de Licenciaturas. Em vista disso, o presente estudo objetiva compreender como o Estágio Supervisionado no Curso de Letras da Universidade Regional do Cariri - Urca, Campus Cariri Missão Velha, contribui para o processo de construção docente do(a) licenciando(a). O apoio teórico para o alcance desse objetivo foi delineado a partir das ideias de Nóvoa (1992), Pimenta (2006), Pimenta e Lima (2009, 2004), Freire (1996, 1987), Costa e Lima (2012), entre outros, que versam sobre formação docente e Estágio Supervisionado. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa. Para a construção dos dados, utilizamos um questionário com perguntas semiestruturadas. Após serem analisados os dados, podemos apontar, como principais resultados, que o Estágio é marcado por diversos desafios. Ao mesmo tempo, trata-se de uma experiência valiosa para o(a) futuro(a) professor(a) conhecer o seu campo de atuação, antes mesmo de concluir a graduação. Além disso, é nesse momento que os(as) graduandos(as) mobilizam muitos dos conhecimentos aprendidos durante o curso, ou seja, a sua identidade como professor(a) é construída.
Ler mais...estágio supervisionado, formação docente, licenciatura, Letras.
A PEDAGOGIA DO SUCESSO: REVISÕES, REFLEXÕES E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NA EDUCAÇÃO
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.