O NASCIMENTO DE UM FILHO DIFERENTE: SEU LUGAR NA FAMÍLIA E NA SOCIEDADE



O NASCIMENTO DE UM FILHO DIFERENTE: SEU LUGAR NA FAMÍLIA E NA SOCIEDADE
Susana Jorge-Ferreira

17/07/2020
23-33
3
Este artigo apresenta uma breve reflexão face ao nascimento de um filho portador de Necessidades Educativas Especiais, que aqui se designará por NEE. Este novo ser traz consigo alterações significativas à vida que até então os seus pais teriam, e estas não se traduzem apenas, mas também, num acréscimo de despesas mensais. As próprias rotinas sofrem uma mudança avassaladora, assim como as perspetivas e sonhos que tinham até então. Após 9 meses de gravidez, os pais, por vezes, deparam-se com o facto do seu bebé não ser aquele por quem esperaram 9 meses. As 1001 programações que tinham sonhado e planeado para o novo membro da família, são então trocadas pela imensa dor de se ter tido um filho diferente. Depois da dor e do “enterro” da mesma, há que lutar por essa nova criança, que tem nada mais, nada menos, que todos os direitos das outras crianças ditas normais. Neste artigo tentar-se-á, resumidamente, apresentar algumas questões intrinsecamente relacionadas com as crianças portadoras de NEE. Contextualizar-se-á também o mundo escolar e social em que essas crianças crescerão.
Ler mais...Necessidades Educativas Especiais; NEE; Educação Especial; Deficiência; Crianças Diferentes; Parentalidade; Adopção de Crianças Especiais;
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.