O FEMINISMO ÉTICO NO CONTEXTO DO UNIVERSALISMO KANTIANO



O FEMINISMO ÉTICO NO CONTEXTO DO UNIVERSALISMO KANTIANO
Adriano Perin
Filiphe Martins Moretti
Júlia Mariot
Vitoria Schaucoski Casagrande

18/10/2025
26-43
2
Este trabalho analisa, a partir do ponto de vista do feminismo ético, a complexa representação do feminino nos domínios antropológico e moral da filosofia de Kant. Investiga-se a ambivalência presente na obra do filósofo, confrontando as interpretações que o acusam de perpetuar a desigualdade de gênero com aquelas que defendem o potencial de sua ética universalista para fundamentar o feminismo ético. Primeiramente, contextualiza-se a visão de gênero na Europa moderna, marcada pelo confinamento das mulheres ao âmbito privado e pela posição hierárquica dos gêneros. Em seguida, analisa-se as posições que sustentam que o pensamento de Kant se opõe à representação do feminino e resulta na incapacidade civil e moral das mulheres. Considera-se, na sequência, a posição que, destoando dessa visão, assegura que a teoria moral universalizante de Kant, essencializada no imperativo categórico, é cogente para questionar as mais diversas estruturas de poder que sustentam a desigualdade de gênero e pode ser de grande ajuda na fundamentação de um feminismo ético. Com isso, chegou-se ao resultado de que, embora suas considerações antropológicas estejam limitadas por seu contexto histórico e sejam hoje insustentáveis, a filosofia moral de Kant fornece elementos essenciais para a formação de um feminismo ético e para a superação da inequidade de gênero.
Ler mais...história das mulheres; exclusão e representação femininas; feminismo ético; universalismo ético; Immanuel Kant (1724-1804)
SEXUALIDADES E RELAÇÕES DE GÊNERO: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS E DESAFIOS SOCIAIS
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

