NOVA METODOLOGIA DE CARACTERIZAÇÃO COMPOSICIONAL DA LIGNOCELULOSE APLICANDO A DECONVOLUÇÃO DE DADOS TERMOGRAVIMÉTRICOS



NOVA METODOLOGIA DE CARACTERIZAÇÃO COMPOSICIONAL DA LIGNOCELULOSE APLICANDO A DECONVOLUÇÃO DE DADOS TERMOGRAVIMÉTRICOS
Heloise Oliveira Medeiros de Araújo Moura
Anne Beatriz Figueira Câmara
Brendo Revoredo da Silva
Isabelle de Medeiros Albuquerque
Keverson Gomes de Oliveira
Leila Maria Aguilera Campos
Luciene Santos de Carvalho

02/07/2022
604-619
43
Objetivo: este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento e a avaliação estatística de uma metodologia alternativa rápida, sustentável e eficiente para a caracterização composicional da biomassa lignocelulósica. Métodos: o método de deconvolução de picos foi aplicado as curvas termogravimétricas diferenciais (DTG) para quantificar os componentes das biomassas do bagaço da cana-de-açúcar e de sabugo de milho. O procedimento analítico NREL/TP-510-42618 foi realizado para comparação. Resultados: a deconvolução das curvas de DTG permitiu a separação eficiente dos eventos de perda mássica em curvas Gaussianas, atribuídas aos diferentes componentes. As réplicas apresentaram baixíssimo desvio padrão (<1,58), e a análise de variância (ANOVA) da deconvolução provou que a curva soma gerada é estatísticamente igual a curva real em um intervalo de 95% de confiança, para ambas as biomassas. Conclusão: esta metodologia foi eficiente para determinar a porcentagem mássica de cada fração lignocelulósica com altas precisão e exatidão, ao contrário do observado nos resultados do sendo uma alternativa promissora para aplicação na indústria e na pesquisa.
Ler mais...Biomassa lignocelulósica, Metodologia alternativa, Termogravimetria, Deconvolução de picos, Análise estatística, ANOVA.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.