NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL E NUTRIÇÃO: O PAPEL DOS MICRONUTRIENTES ESSENCIAIS NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA



NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL E NUTRIÇÃO: O PAPEL DOS MICRONUTRIENTES ESSENCIAIS NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA
Pedro Augusto Rocha Pires
Camile Pereira Flor
Flávio Teixeira Santos
Hugo Seije Miranda Kaminice

30/10/2024
71-80
5
Objetivo: Revisar o impacto das deficiências nutricionais no neurodesenvolvimento infantil, focando em micronutrientes como ferro, zinco, vitamina B12, iodo e ácidos graxos ômega-3, e avaliar as intervenções nutricionais para mitigar esses efeitos. Métodos: Foram analisados sete artigos de bases de dados como PubMed e ScienceDirect, que estudaram o impacto de deficiências nutricionais em crianças de 0 a 5 anos. As variáveis incluíram desenvolvimento cognitivo, motor e níveis de micronutrientes. Resultados: Deficiências de ferro, zinco e vitamina B12 foram associadas a prejuízos no desenvolvimento cognitivo e motor. A suplementação mostrou-se eficaz na melhoria das funções, especialmente em populações de risco. Conclusão: Esta revisão reforça a importância da nutrição adequada nos primeiros anos de vida para o desenvolvimento infantil. Deficiências de micronutrientes estão associadas a déficits, mas intervenções precoces podem mitigar esses impactos. Políticas públicas focadas na nutrição são essenciais para promover um neurodesenvolvimento saudável.
Ler mais...Neurodesenvolvimento infantil,Suplementação, Desenvolvimento cognitivo, Desenvolvimento motor,Deficiências nutricionais.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.