MODELO DE OTIMIZAÇÃO DE CONFLITOS ENTRE USOS MÚLTIPLOS DA ÁGUA – UMA ANÁLISE PARA GERAÇÃO DE ENERGIA E NAVEGAÇÃO NA BACIA DO RIO TAPAJÓS



MODELO DE OTIMIZAÇÃO DE CONFLITOS ENTRE USOS MÚLTIPLOS DA ÁGUA – UMA ANÁLISE PARA GERAÇÃO DE ENERGIA E NAVEGAÇÃO NA BACIA DO RIO TAPAJÓS
Nelio Moura de Figueiredo
Claudio José Cavalcante Blanco
Lúcio Carlos Pinheiro Campos Filho

03/02/2023
239-261
14
No atual contexto de globalização ambiental e social em que se vive, a implementação de sistemas de análise de conflitos hídricos gerados pela operação de usinas hidrelétricas é condição primária. Nesta pesquisa foram desenvolvidos e testados modelos estocásticos, baseados em programação não linear, via gradiente reduzido, destinado a minimização de conflitos de usos múltiplos da água, remanescentes de usinas hidrelétricas, considerando diferentes cenários operacionais como navegação, geração de energia, inundação, e vazão hidrológica. Os modelos foram aplicados à bacia do rio Tapajós, para o futuro aproveitamento hidro energético (AHE) de São Luiz do Tapajós, Itaituba, PA. Os resultados aferidos evidenciam que os modelos desenvolvidos são ferramentas de fundamental importância à otimização operacional de sistemas de reservatórios com usos múltiplos, permitindo a otimização de gerações e de defluências em AHE, em períodos de cheia e de estiagem e de grandes demandas energéticas, com a manutenção de condições de navegabilidade em trechos a jusante de barramentos, através de simulações operacionais sustentáveis que minoram conflitos de uso.
Ler mais...Usos múltiplos da água, Geração de energia, Navegação, Capacidade de carga, Conflitos de usos múltiplos da água.
TERRA DO MAR DOCE: CONTRIBUIÇÕES DA ACADEMIA PARA A NAVEGAÇÃO NA AMAZÔNIA
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.