LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL: DA TRANSPARÊNCIA, CONTROLE E FISCALIZAÇÃO, SUA APLICAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE PALMAS-TO (2009 A 2011)



LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL: DA TRANSPARÊNCIA, CONTROLE E FISCALIZAÇÃO, SUA APLICAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE PALMAS-TO (2009 A 2011)
Letícia Alencar Lima
Vinicius Souza Ribeiro

02/07/2022
1045-1051
70
O objetivo desta pesquisa é analisar a aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) quanto à transparência, controle e fiscalização por parte da administração pública do município de Palmas-TO. Para atender tal objetivo, foram coletados dados secundários nos sítios da prefeitura municipal e do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), para o período de 2009 a 2011. Os resultados apontam que a prefeitura municipal atrasou de forma recorrente os relatórios de gestão fiscal (RGF) e relatórios resumidos de execução orçamentária (RREO) no período de análise. Além da necessidade de adequação temporal da publicação dos relatórios, a pesquisa também recomenda à administração pública a operacionalização do Portal da Transparência Municipal. Por fim, ressalta-se a importância do cumprimento das determinações da LRF no que se refere à transparência, controle e fiscalização.
Ler mais...Auditoria pública, FInanças municipais, Gestão fiscal, Relatórios.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.