LARANJA (CITRUS SINENSES) E LIMA ÁCIDA “TAHITI” (CITRUS LATIFOLIA): UM CENÁRIO DE PERDAS NA PRODUÇÃO NO MUNICÍPIO DE CAPITÃO POÇO, PA.



LARANJA (CITRUS SINENSES) E LIMA ÁCIDA “TAHITI” (CITRUS LATIFOLIA): UM CENÁRIO DE PERDAS NA PRODUÇÃO NO MUNICÍPIO DE CAPITÃO POÇO, PA.
Jessica Mayla Reis Serra
Amanda Magda Gomes da Silva
Clarisse de Carvalho Galvão
Clécio Cardoso Batista
Sabrina Gomes Monteiro
Ingrid Melissa do Amaral Araújo
João Eduardo Pereira Cardoso
Cinthia Mota Veiga
Layse Barreto de Almeida Abreu
Antonia Benedita da Silva Bronze

08/08/2025
33-47
3
No Brasil, a citricultura tem experimentado grande crescimento nos últimos anos, impulsionado pela forte demanda nos mercados nacional e internacional. No estado do Pará, os maiores produtores de citros são os municípios de Capitão Poço, Garrafão do Norte, Irituia e Ourém, os quais formam o polo citrícola do estado e somam cerca de 68% da produção total anual. No entanto, há um grande cenário de perdas durante a produção e beneficiamento desta cultura. Diante disso, o objetivo deste estudo foi caracterizar e quantificar os diferentes tipos de perdas na produção de citros (laranja e lima ácida) tanto no campo quanto durante o processo de beneficiamento, bem como identificar as principais causas dessas perdas e como afetam a qualidade física dos frutos. O estudo foi conduzido no Complexo Agroindustrial de Cítricos no município de Capitão Poço durante o ano de 2018 e abrangeu desde o acompanhamento da colheita dos frutos até o processo de beneficiamento. Para avaliar as perdas e coleta de dados, foram realizadas visitas regulares, acompanhamento das equipes de campo, aplicação de questionários e estabelecimento de diretrizes para boas práticas de colheita e beneficiamento de citros. Os resultados indicaram que as perdas de limas ácidas "Tahiti" foram maiores comparadas às de laranjas, influenciadas pelos elevados índices pluviométricos durante o período chuvoso em Capitão Poço. Somado a isto, as principais causas das perdas nos frutos cítricos foram atribuídas a danos mecânicos, práticas de colheita e beneficiamento.
Ler mais...beneficiamento; citrus; colheita; fruticultura; produção
FRUTICULTURA E OS BIOMAS BRASILEIROS: INOVAÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.