LARANJA (CITRUS SINENSES) E LIMA ÁCIDA “TAHITI” (CITRUS LATIFOLIA): UM CENÁRIO DE PERDAS NA PRODUÇÃO NO MUNICÍPIO DE CAPITÃO POÇO, PA.

Code: 250719650
Downloads
2
Views
60
Compartilhe
Título

LARANJA (CITRUS SINENSES) E LIMA ÁCIDA “TAHITI” (CITRUS LATIFOLIA): UM CENÁRIO DE PERDAS NA PRODUÇÃO NO MUNICÍPIO DE CAPITÃO POÇO, PA.

Autores:
  • Jessica Mayla Reis Serra

  • Amanda Magda Gomes da Silva

  • Clarisse de Carvalho Galvão

  • Clécio Cardoso Batista

  • Sabrina Gomes Monteiro

  • Ingrid Melissa do Amaral Araújo

  • João Eduardo Pereira Cardoso

  • Cinthia Mota Veiga

  • Layse Barreto de Almeida Abreu

  • Antonia Benedita da Silva Bronze

DOI
  • DOI
  • 10.37885/250719650
    Publicado em

    08/08/2025

    Páginas

    33-47

    Capítulo

    3

    Resumo

    No Brasil, a citricultura tem experimentado grande crescimento nos últimos anos, impulsionado pela forte demanda nos mercados nacional e internacional. No estado do Pará, os maiores produtores de citros são os municípios de Capitão Poço, Garrafão do Norte, Irituia e Ourém, os quais formam o polo citrícola do estado e somam cerca de 68% da produção total anual. No entanto, há um grande cenário de perdas durante a produção e beneficiamento desta cultura. Diante disso, o objetivo deste estudo foi caracterizar e quantificar os diferentes tipos de perdas na produção de citros (laranja e lima ácida) tanto no campo quanto durante o processo de beneficiamento, bem como identificar as principais causas dessas perdas e como afetam a qualidade física dos frutos. O estudo foi conduzido no Complexo Agroindustrial de Cítricos no município de Capitão Poço durante o ano de 2018 e abrangeu desde o acompanhamento da colheita dos frutos até o processo de beneficiamento. Para avaliar as perdas e coleta de dados, foram realizadas visitas regulares, acompanhamento das equipes de campo, aplicação de questionários e estabelecimento de diretrizes para boas práticas de colheita e beneficiamento de citros. Os resultados indicaram que as perdas de limas ácidas "Tahiti" foram maiores comparadas às de laranjas, influenciadas pelos elevados índices pluviométricos durante o período chuvoso em Capitão Poço. Somado a isto, as principais causas das perdas nos frutos cítricos foram atribuídas a danos mecânicos, práticas de colheita e beneficiamento.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    beneficiamento; citrus; colheita; fruticultura; produção

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    PlumX