INTERVENÇÕES PSICOTERAPÊUTICAS NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E/OU HIPERATIVIDADE EM CRIANÇAS



INTERVENÇÕES PSICOTERAPÊUTICAS NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E/OU HIPERATIVIDADE EM CRIANÇAS
Adelino Domingos Onofre
Égia Isabel De Governo
Fernanda Pereira Labiak
Priscila Dimitri Fernandes
Joana Da Glória Mucangue

31/05/2023
774-786
54
Objetivo: Compreender os impactos positivos das intervenções psicoterapêuticas no tratamento do TDAH em crianças. Métodos: Foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo, Redalyc e Web of Science, incluindo o período de 2012 a 2022 e documentos publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, a partir dos descritores booleanos: attention deficit disorder AND hyperactivity as a child AND psychotherapy with a child. Resultados: A partir dos 15 documentos selecionados como elegíveis, pondera-se que existem diferentes opções de tratamento para o TDAH, que incluem intervenções psicossociais, medicamentos e mudanças no estilo de vida. O tratamento mais eficaz geralmente envolve uma combinação dessas abordagens, pois pode ser mais abrangente para atender às necessidades complexas de crianças com TDAH. No âmbito das intervenções psicoterapeuticas foram elencadas como as mais efetivas: (a) Terapia Cognitivo-Comportamental, (b) Terapia de Habilidades Sociais, (c) Terapia Psicodinâmica, (d) Terapia de Arte; (e) Terapia de Jogo, e (f) Terapia de Treinamento Parental. Considerações Finais: Esta pesquisa pode ajudar a orientar os tratamentos personalizados para crianças com TDAH, levando em consideração suas necessidades individuais.
Ler mais...Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade, TDAH, Psicoterapia, Saúde mental, Intervenções psicoterapêuticas.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.