INTEGRAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS E VEÍCULOS ELÉTRICOS: AVANÇOS EM SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA E ARMAZENAMENTO



INTEGRAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS E VEÍCULOS ELÉTRICOS: AVANÇOS EM SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA E ARMAZENAMENTO
Joelson Lopes Paixão
Jordan Passinato Sausen
Alzenira Da Rosa Abaide

30/04/2024
87-103
6
O artigo discute a integração de sistemas de energia renovável, especialmente eólica e fotovoltaica, com a crescente adoção de veículos elétricos (VEs), destacando sua importância para um futuro sustentável e resiliente. As principais motivações para essa integração incluem mudanças climáticas, eficiência energética e emissões de CO2, que impulsionam a substituição de fontes de energia convencionais por renováveis e a descontinuidade dos veículos movidos a combustíveis fósseis. A integração de VEs e fontes de energia renováveis pode reduzir a poluição atmosférica e promover a mobilidade sustentável. No entanto, ela apresenta desafios, como a redução da inércia do sistema e o risco de despacho, e requer investimentos substanciais na rede elétrica para suportar o carregamento adicional de VEs. Estratégias de gerenciamento eficientes, incluindo carregamento inteligente, previsões precisas de geração intermitente e políticas claras no setor elétrico, são necessárias para maximizar os benefícios ambientais e econômicos dessa transformação. A integração de VEs com sistemas fotovoltaicos e eólicos oferece vantagens como a redução da carga da rede, estratégias V2G e V2H, menor custo de combustível e maior vida útil da bateria.
Ler mais...Energias Renováveis, Veículos Elétricos, Integração Sistêmica, Sustentabilidade Energética, Armazenamento de Energia.
ENGENHARIA: O PILAR DO DESENVOLVIMENTO ENERGÉTICO - VOLUME 1
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.