INOCULAÇÃO BACTERIANA EM GRAMÍNEAS TROPICAIS: EFEITOS SOBRE PERFILHAMENTO E CRESCIMENTO DO CAPIM MOMBAÇA (MEGATHYRSUS MAXIMUS)



INOCULAÇÃO BACTERIANA EM GRAMÍNEAS TROPICAIS: EFEITOS SOBRE PERFILHAMENTO E CRESCIMENTO DO CAPIM MOMBAÇA (MEGATHYRSUS MAXIMUS)
Grazielle de Carvalho Reis
Tiago Pereira Ribeiro dos Santos
Livia Fernandes de Sousa
Brenda Emilly Ferreira dos Santos
Mateus Pereira Sousa
Geisyane Melo de Queiros
Maycom Marinho Lopes
Delcivan Lima dos Santos
Aureliano José Vieira Pires
Fábio Andrade Teixeira

07/11/2025
61-73
4
Objetivo-se avaliar os efeitos da inoculação bacteriana com Azospirillum brasilense e Pseudomonas fluorescens sobre características morfofisiológicas do capim Megathyrsus maximus cv. Mombaça, cultivado sob sistema de corte. O experimento foi conduzido durante 45 dias, em delineamento inteiramente casualizado com três tratamentos (controle, Inoculante A e Inoculante B) e quatro repetições. As variáveis analisadas incluíram porcentagens de lâmina foliar, colmo e material morto, altura das plantas, biomassa seca total e densidade populacional de perfilhos . A inoculação bacteriana promoveu efeitos significativos em diversas variáveis: houve incremento de 21,56% na porcentagem de lâmina foliar, aumento de 7,63% na altura das plantas no tratamento com o Inoculante B e redução de 63,86% na proporção de material morto, em comparação ao tratamento controle. Esses efeitos são atribuídos à atuação sinérgica das bactérias promotoras de crescimento vegetal na fixação biológica de nitrogênio, solubilização de fósforo e produção de fitormônios, resultando em melhorias na estrutura e na funcionalidade da forragem. Apesar da ausência de significância estatística nas variáveis biomassa seca total e densidade populacional de perfilhos, observou-se tendência de incremento numérico nos tratamentos com inoculação, indicando potencial de resposta positiva sob condições ambientais mais favoráveis. Os resultados obtidos reforçam a viabilidade do uso de inoculantes bacterianos como estratégia complementar à adubação química tradicional, com impactos positivos sobre a estrutura da pastagem, a qualidade da forragem e o potencial produtivo em sistemas tropicais.
Ler mais...Azospirillum brasilense; bioestimulantes vegetais; intensificação sustentável;pastagens
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

