INOCULAÇÃO BACTERIANA EM GRAMÍNEAS TROPICAIS: EFEITOS SOBRE PERFILHAMENTO E CRESCIMENTO DO CAPIM MOMBAÇA (MEGATHYRSUS MAXIMUS)

Code: 250920208
Downloads
0
Views
6
Compartilhe
Título

INOCULAÇÃO BACTERIANA EM GRAMÍNEAS TROPICAIS: EFEITOS SOBRE PERFILHAMENTO E CRESCIMENTO DO CAPIM MOMBAÇA (MEGATHYRSUS MAXIMUS)

Autores:
  • Grazielle de Carvalho Reis

  • Tiago Pereira Ribeiro dos Santos

  • Livia Fernandes de Sousa

  • Brenda Emilly Ferreira dos Santos

  • Mateus Pereira Sousa

  • Geisyane Melo de Queiros

  • Maycom Marinho Lopes

  • Delcivan Lima dos Santos

  • Aureliano José Vieira Pires

  • Fábio Andrade Teixeira

DOI
  • DOI
  • 10.37885/250920208
    Publicado em

    07/11/2025

    Páginas

    61-73

    Capítulo

    4

    Resumo

    Objetivo-se avaliar os efeitos da inoculação bacteriana com Azospirillum brasilense e Pseudomonas fluorescens sobre características morfofisiológicas do capim Megathyrsus maximus cv. Mombaça, cultivado sob sistema de corte. O experimento foi conduzido durante 45 dias, em delineamento inteiramente casualizado com três tratamentos (controle, Inoculante A e Inoculante B) e quatro repetições. As variáveis analisadas incluíram porcentagens de lâmina foliar, colmo e material morto, altura das plantas, biomassa seca total e densidade populacional de perfilhos . A inoculação bacteriana promoveu efeitos significativos em diversas variáveis: houve incremento de 21,56% na porcentagem de lâmina foliar, aumento de 7,63% na altura das plantas no tratamento com o Inoculante B e redução de 63,86% na proporção de material morto, em comparação ao tratamento controle. Esses efeitos são atribuídos à atuação sinérgica das bactérias promotoras de crescimento vegetal na fixação biológica de nitrogênio, solubilização de fósforo e produção de fitormônios, resultando em melhorias na estrutura e na funcionalidade da forragem. Apesar da ausência de significância estatística nas variáveis biomassa seca total e densidade populacional de perfilhos, observou-se tendência de incremento numérico nos tratamentos com inoculação, indicando potencial de resposta positiva sob condições ambientais mais favoráveis. Os resultados obtidos reforçam a viabilidade do uso de inoculantes bacterianos como estratégia complementar à adubação química tradicional, com impactos positivos sobre a estrutura da pastagem, a qualidade da forragem e o potencial produtivo em sistemas tropicais.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Azospirillum brasilense; bioestimulantes vegetais; intensificação sustentável;pastagens

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    PlumX