INDUSTRIA DO CIGARRO, MAL QUE ASSOLA A HUMANIDADE



INDUSTRIA DO CIGARRO, MAL QUE ASSOLA A HUMANIDADE
Rodrigo Janderson Amaral Damasceno
Débora Saymara Lima De Miranda
Aline Beatriz Costa De Souza Costa De Souza
Alessandra Haick
Ananda Maria Lopes De Andrade Carmo
Erik Lopes
Priscila Lopes
Nicole Ribeiro Carvalho
Rodrigo Pereira Borges
Maria Helena Rodrigues

30/03/2024
150-161
10
Objetivo: Realizar uma análise dos impactos do tabagismo na saúde física e mental, bem como identificar os efeitos psicológicos e fisiológicos adversos associados ao hábito de fumar. Métodos: Utilizou-se a revisão integrativa em referências de 2019 a 2023, como livros, dissertações, teses e artigos científicos nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, Pergamum e alguns documentos ofertados pelo Ministério da Saúde. Resultados: Aferiu-se que o tabagismo provoca malefícios na cavidade oral. Prevalência de 23% de estudantes tabagistas, com maior percentual no sexo masculino e a faixa etária com mais tabagista é entre 21 a 25 anos. Efeitos clínicos em fumantes com asma: exacerbação da bronquite crônica, aumento da obstrução do fluxo aéreo, redução na qualidade de vida. Alta prevalência de exposição à fumaça do tabaco em casa e asma autorreferida entre adolescentes. Fatores que levam indivíduos continuarem a fumar, estão: o prazer ao fumar, a redução da tensão, o controle de peso e os sintomas de depressão. o tabagismo passivo e ativo são fatores que influenciam negativamente na depuração mucociliar. Conclusão: Evidenciou-se os impactos do tabagismo tanto na saúde física como na saúde mental dos indivíduos. Os dados demonstraram a necessidade de implementação de estratégias preventivas e intervencionistas no combate do tabagismo que não se restrinjam apenas ao tratamento medicamentoso, sugerindo um foco mais amplo e integrado na promoção da saúde pública.
Ler mais...Palavras-chave: Tabagismo; fumantes; gastos em saúde; cigarro eletrônico; doenças respiratórias; políticas públicas.
ESTUDOS E ESCRITA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.