INCIDÊNCIA DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS E ENTEROTOXINA ESTAFILOCÓCICA EM CARNE MOÍDA DE BOVINO COMERCIALIZADA NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ (SC)



INCIDÊNCIA DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS E ENTEROTOXINA ESTAFILOCÓCICA EM CARNE MOÍDA DE BOVINO COMERCIALIZADA NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ (SC)
Diana Elís Schneider Lehr
Daniela da Rosa Kleina
Marlene Gomes Pereira

01/04/2022
264-274
17
Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar amostras de carne moída de bovino comercializadas em supermercados no município de Chapecó, Santa Catarina (SC) visando identificar a qualidade microbiológica e higiênico-sanitária desse produto. Métodos: Foram coletadas vinte amostras de carne moída de bovino previamente embaladas, dentro do prazo de validade e expostas ao consumo nos balcões refrigerados de diferentes supermercados. Foram realizadas análises microbiológicas de S. aureus e detecção de enterotoxina estafilocócica. Resultados: Detectou-se a presença de enterotoxina estafilocócica em 25% das amostras (5 amostras) e 70% (14 amostras) apresentaram contagem de S. aureus variando de 101 até 10³ UFC/g. Conclusão: A presença de S. aureus na carne moída de bovino indica condições higiênicas inapropriadas, resultado de manipulação humana inadequada. A presença da enterotoxina estafilocócica em algumas amostras é preocupante, uma vez que ela é termorresistente, podendo causar quadro de intoxicação alimentar em quem consumir o produto, sendo uma ameaça a saúde do consumidor. Os resultados indicam a falta de controle e procedimentos higiênico-sanitários em determinados estabelecimentos comerciais bem como fortalecem a importância da fiscalização visando o cumprimento das normas atualmente instituídas para os estabelecimentos onde ocorre a manipulação de alimentos, com foco em evitar os surtos alimentares.
Ler mais...Carne moída de bovino, Doenças transmitidas por alimentos, Intoxicação alimentar, S. aureus, Enterotoxina.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.