IMPACTO DA VENTILAÇÃO MECÂNICA NÃO INVASIVA (VNI) NA EVOLUÇÃO CLÍNICA DE PACIENTES COM EXACERBAÇÃO ASMÁTICA GRAVE ADMITIDOS NA UTI.



IMPACTO DA VENTILAÇÃO MECÂNICA NÃO INVASIVA (VNI) NA EVOLUÇÃO CLÍNICA DE PACIENTES COM EXACERBAÇÃO ASMÁTICA GRAVE ADMITIDOS NA UTI.
João Vynicius das Candeias Barros

04/07/2025
125-135
9
Resumo Introdução: A asma é uma doença crônica tendo a sua principal característica a limitação reversível do fluxo aéreo, esta obstrução ocorre pela hiperresponsividade da musculatura lisa brônquica, aumento da produção de secreção e inflamação. Diante desses casos o uso de ventilação não invasiva (VNI) atualmente, tem sido utilizada no ambiente hospitalar e terapia intensiva para o tratamento e controle da asma durante uma sua exacerbação com o objetivo de atenuar os sintomas respiratórios. Objetivo: o uso da ventilação mecânica não invasiva VNI na evolução clínica de pacientes com exacerbação asmática grave admitidos na uti. Metodologia: trata-se de uma revisão de literatura, realizada por meio de bancos de dados científicos nas línguas portuguesa e inglesa: scielo e pubmed/medline entre os anos de 2015 e 2025. Resultados/considerações finais: A asma é uma doença crônica que em sua fase forma agudizada leva a uma condição clínica grave o que pode ter repercussão na vida destes pacientes que se não tratada traz consequências a sobrevida, contudo a VNI se demonstrou ser uma boa opção de tratamento dos sintomas respiratórios como hipoventilação alveolar e hipercapnia.
Ler mais...fisioterapia; Asma; insuficiência respiratória; sobrevida e ventilação não invasiva
MEDICINA PERSONALIZADA: GENÉTICA E INOVAÇÕES NO TRATAMENTO DE DOENÇAS
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.