HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO



HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Eliezer De Souza Guimarães
Admilson Eustáquio Prates
Leonardo Augusto Couto Finelli

30/05/2024
11-25
1
O presente trabalho discorre sobre o desenvolvimento da Psicologia da Educação apresentando as concepções de desenvolvimento humano. Seu objetivo do trabalho é mostrar a importância da Psicologia da Educação no espaço escolar. Para tanto, a pesquisa valeu-se de pesquisa bibliográfica que possibilitou o levantamento de dados já conhecidos sobre o histórico da Psicologia da Educação e das teorias do desenvolvimento de modo a refletir sobre essas na atualidade. As informações coletadas foram sumarizadas, interpretadas e comparadas com os dados das referências teóricas pesquisadas. A análise de conteúdo levou a três categorias: Psicologia da Educação e sua origem, que resgata seu histórico e demonstra sua evolução sinuosa ao longo do tempo; Teorias do Desenvolvimento, que sumariza as concepções epistemológicas inatista, ambientalista e interacionista de modo a produzir novas elucubrações sobre tais conceitos clássicos e seus impactos na atuação docente; Aplicação na contemporaneidade, que considerou as reflexões dos autores sobre o educar e o papel da psicologia na escola. Concluímos que como o desenvolvimento da Psicologia da Educação não seguiu um caminho linear, é importante o conhecimento da epistemologia das teorias do desenvolvimento que a embasam, para que assim os profissionais da educação (professores, psicólogos e outros) formem uma visão ampliada e crítica sobre o processo de aprendizagem.
Ler mais...Atuação do Psicólogo Escolar, Concepção de Psicologia da Educação, Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, Pedagogia, Psicologia da Educação.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.