FOGOS DE ARTIFÍCIO NAS FESTAS TRADICIONAIS DE PIRENÓPOLIS: PROPOSTAS DEEDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE



FOGOS DE ARTIFÍCIO NAS FESTAS TRADICIONAIS DE PIRENÓPOLIS: PROPOSTAS DEEDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE
Barbara Mendonça Jatobá

02/06/2021
161-175
13
Este artigo tem como tema a tradição da queima de fogos de artifício durante as festastradicionais religiosas na cidade de Pirenópolis, Goiás, e procura abrir um questionamentosobre a possibilidade de sensibilização da população em relação ao equilíbrio do MeioAmbiente, incluindo a população e os animais da cidade e seus arredores, que se fragilizam dediversas formas com a poluição sonora durante os festejos. Este artigo utiliza-se dejustificativas de projetos de leis e legislações em vigor, que protegem tanto a conservação doMeio Ambiente, quanto a preservação da saúde humana. Para tanto, este artigo se apoia nosconceitos de transdisciplinaridade e ecoformação, propondo reflexões de uma educação para asustentabilidade, e a partir de um paradigma complexo, não exclui a importância da queimade fogos para a manutenção de uma manifestação cultural viva desde 1819, como a Festa doDivino Espírito Santo, reconhecendo a necessidade de ressignificação do fogo como elementosimbólico dos festejos.
Ler mais...Fogos de artifício. Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis. Transdisciplinaridade. Ecoformação. Educação para a sustentabilidade.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.