EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM PORTAIS NA WEB: UM ESTUDO SOBRE O WEBSITE DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL



EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM PORTAIS NA WEB: UM ESTUDO SOBRE O WEBSITE DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Maria Gabriela Mendes Harano
Pollyana Coelho da Silva Notargiacomo

30/11/2024
75-99
5
Websites de portais governamentais disponibilizam informações de relevância pública, sendo que a adequada veiculação destas envolve a aplicação de estratégias da área de Interação Humano-Computador (IHC), mais especificamente de Interface do Usuário (User Interface – UI) e de Experiência do Usuário (User eXperience – UX). Assim, o presente capítulo busca caracterizar um conjunto de diretrizes de usabilidade e de arquitetura de informação para analisar a atual estrutura informacional do portal do Ministério da Educação do Brasil (MEC). Para isso foi utilizada a abordagem de arquitetura baseada em três blocos (Estrutural, Esquelético, Superfície). Como resultado, foi proposto um checklist holístico para a avaliação de websites governamentais, sendo que este foi aplicado na inspeção da interface do portal governamental do MEC.
Ler mais...portais web, websites governamentais, usabilidade de interface, experiência do usuário, arquitetura da informação, Ministério da Educação do Brasil.
TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS: A INTERDISCIPLINARIDADE TECNOLÓGICA EM PESQUISA - VOLUME 5
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.