EXPERIÊNCIA DE EFETIVAÇÃO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO PROJETO NUMAPE UEPG: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHER



EXPERIÊNCIA DE EFETIVAÇÃO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO PROJETO NUMAPE UEPG: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
Roseni Inês Marconato Pinto
Silvia Elaine Da Silva Nicolau
Ana Paula Aparecida Marins De Oliveira
Luiza Regiane Gaspar Ienke
Rita Rafaely Soares
Nara Luiza Valente Valente

30/12/2023
66-86
5
O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre um relato de experiência realizado por estagiárias do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa, junto do Núcleo Maria da Penha (NUMAPE), projeto de extensão que presta atendimento social, jurídico e psicológico à mulheres em situação de violência, bem como realiza ações preventivas que transcorrem o tema. A experiência em questão se trata de um projeto de intervenção realizado no ano de 2023, que visou, sobretudo, adentrar aspectos fundamentais e estruturais da violência contra a mulher. Tal projeto foi realizado com profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Ponta Grossa, com o intuito de trazer conhecimentos basilares a respeito de temas como o Direito de Família, desigualdade de gênero e violência contra a mulher. Tendo como metodologia palestra, realizada no formato de oficina, utilizou-se de material audiovisual, trabalho com grupos e materiais físicos impressos. Conclui-se que a aplicação do projeto de intervenção alcançou seus objetivos, demonstrando o forte potencial em intervenções para com o público em geral, e também de auxiliar a experiência acadêmica e profissional.
Ler mais...violência contra a mulher, direito de família, relato de experiência de estágio, projeto de intervenção, extensão universitária.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.