ESTUDO FITOQUÍMICO, TOXICIDADE EM ARTEMIA SALINA ARTEMIA SALINA (LINNAEUS, 1758) E ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE PSEUDOXANDRA CUSPIDATA MAAS.
ESTUDO FITOQUÍMICO, TOXICIDADE EM ARTEMIA SALINA ARTEMIA SALINA (LINNAEUS, 1758) E ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE PSEUDOXANDRA CUSPIDATA MAAS.
Mirian Andrade de Oliveira
Patrick de Castro Cantuária
Elizabeth Viana Moraes da Costa
Ana Luzia Ferreira Farias
José Policarpo Miranda Júnior
Líbio José Tapajós Mota
Antônio Carlos Freitas Souza
Pablo de Castro Cantuária
Juliana Eveline dos Santos Farias
Sheylla Susan Moreira da Silva de Almeida
27/05/2021
153-165
12
A Pseudoxandra cuspidata Maas (1986) (Annonaceae Juss.), conhecida como Lamuci, é uma árvore de médio porte. Esta planta é empregada no Amapá para o tratamento de micoses superficiais e na Guiana Francesa é utilizada como antimalárico. O presente trabalho avaliou o perfil fitoquímico de P. cuspidata Maas (1986), sua toxicidade (ensaio de letalidade com Artemia salina Linnaeus (1758) e a atividade antibiótica do extrato pelo método de Kirby-Bauer modificado. Os resultados demonstraram que o extrato bruto etanólico apresenta média toxicidade (CL50= 605, 92 μg/mL), além de ter a presença de alcaloides, compostos fenólicos e ácidos orgânicos, sendo o primeiro o possível responsável por essa toxicidade e o último sendo responsável pela provável atividade antifúngica; porém no teste antibacteriano não houve inibição frente às cepas de Staphylococcus aureus Rosenbach (1884), Klebsiella pneumoniae Schroeter (1886) Trevisan (1887) e Escherichia coli Migula (1895) Castellani & Chalmers (1919), nas concentrações testadas.
Ler mais...Pseudoxandra cuspidata, Produtos Naturais, Estudo Fitoquímico, Alcaloides.
PLANTAS MEDICINAIS DO ESTADO DO AMAPÁ: DOS RELATOS DA POPULAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.