ESTUDO DO COMPORTAMENTO REOLÓGICO E EFEITO DA TEMPERATURA DE SISTEMAS ESPUMANTES COM ADIÇÃO DE POLPA DE CUPUAÇU (THEOBROMA GRANDIFLORUM)



ESTUDO DO COMPORTAMENTO REOLÓGICO E EFEITO DA TEMPERATURA DE SISTEMAS ESPUMANTES COM ADIÇÃO DE POLPA DE CUPUAÇU (THEOBROMA GRANDIFLORUM)
Romildo Martins Sampaio
Luiz Felipe Silva Muniz
Harvey Alexander Villa-Velez
Diana Canto Higuita
Paulo Henrique da Silva Leite Coelho

31/08/2021
232-245
14
Os sistemas espumantes (SE) são importantes numa variedade de aplicações práticas, devido às suas propriedades reológicas, tais como alta viscosidade a determinada tensão de cisalhamento. Para melhor conhecer esses materiais e avaliar suas propriedades quando adicionados de polpas de frutas, este trabalhou avaliou o comportamento reológico de um SE com 20, 40 e 60% (p/p) de polpa de cupuaçu, às temperaturas de 10, 20 e 60°C. Os dados foram ajustados pelo modelo Lei da Potência. O efeito da temperatura sobre o sistema espumante adicionado de polpa foi avaliado através da equação de Arrhenius, gerando valores de energia de ativação de 1.245,9; 6.626,5 e 20.575,8 J/mol para as proporções de polpa/sistema espumante de (20:80; 40:60 e 60:40%), respectivamente. Os sistemas exibiram comportamento de fluido do tipo pseudoplástico. O SE com 60% de polpa apresentou 20,6% de umidade, 3,5% de lipídeos, 10,6% de proteínas, 2,7% de cinzas e 62,6% de carboidratos.
Ler mais...Sistema espumante; Polpa de Cupuaçu; Energia de ativação; Comportamento reológico.
DESVENDANDO A ENGENHARIA: SUA ABRANGÊNCIA E MULTIDISCIPLINARIDADE - VOLUME 2
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.