ESTUDO DA OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BIODIESEL VIA ROTA METÍLICA UTILIZANDO DIFERENTES CATALISADORES: KOH, H2SO4 E BPC8 (BIOCATALISADOR ORIGINADO DA CASCA DE BANANA)
![](assets/images/openaccess.jpg)
![](https://downloads.editoracientifica.com.br/images/202308/1693418135_42f9fb75-53a6-44d2-9e90-93772202a442.png)
![](assets/images/crossref-logo-100.png)
ESTUDO DA OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BIODIESEL VIA ROTA METÍLICA UTILIZANDO DIFERENTES CATALISADORES: KOH, H2SO4 E BPC8 (BIOCATALISADOR ORIGINADO DA CASCA DE BANANA)
Rainizio Hermetério Da Costa Junior
Keverson Gomes De Oliveira
Pedro Roberto Vieira Cunha Lima
Johnny Newton De Sousa
Anne Beatriz Figueira Câmara
Heloise Oliveira Medeiros De Araùjo Moura
Luciene Santos De Carvalho
![](assets/images/crossref-logo-100.png)
30/08/2023
523-535
44
O aumento gradativo do uso de biodiesel na matriz energética brasileira, como combustível em misturas biodiesel/diesel, tem incentivado a pesquisa por métodos mais eficazes de obtenção e controle dos processos oxidativos deste biocombustível, visando maior qualidade do produto. A química verde incentiva cada vez mais processos sustentáveis e menos ofensivos ao meio ambiente para realização de processos ecologicamente corretos. Portanto, a busca de catalisadores verdes para obtenção desse combustível é de extrema importância para dirimir o impacto ambiental e para conseguir atender a demanda de produção. Neste estudo foram investigadas três rotas reacionais diferentes para produção do biodiesel, a partir de óleo de soja comercial, para determinação da melhor rota de obtenção do produto desejado: transesterificação ácida homogênea utilizando H2SO4 como catalisador, transesterificação básica homogênea utilizando KOH como catalisador, e transesterificação básica heterogênea mais direcionada à química verde, com utilização de um catalisador verde e renovável à base de casca de banana (BPC8) com a redução de utilização de compostos mais nocivos ao meio ambiente. Os biodieseis obtidos foram caracterizados por espectroscopia na região do infravermelho com transformada de Fourier (FTIR). A banda em torno de 1750 cm-1 corresponde à deformação axial da ligação dupla C=O do éster, enquanto a banda em 1250 cm-1 é referente a deformação angular da ligação C-O do éster, provando a conversão do triglicerídeo no produto desejado. Os valores de viscosidade cinemática e densidade a 20 °C para as três rotas permaneceram dentro ou muito próximos aos limites de especificação da resolução da ANP Nº7 de 19/03/2008.
Ler mais...Biodiesel; Óleo de soja; Transesterificação; Química verde. Catálise heterogênea, Biocarvão da casca da banana.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.