ESTRUTURA VERTICAL DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS NA ZONA DA MATA RONDONIENSE



ESTRUTURA VERTICAL DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS NA ZONA DA MATA RONDONIENSE
André de Paulo Evaristo
Emanuel Maia
Lucas Henrique Vieira Lenci
Anna Frida Hatsue Modro
Gilderlon Soares
Mirian Gusmão
Wanderson Cleiton Schmidt Cavalheiro

02/02/2021
116-125
10
Sistemas Agroflorestais são sistemas produtivos que envolvem o consórcio de espécies florestais com culturas agrícolas anuais e/ou perenes ou com animais, combinados ou não, utilizando, geralmente, conhecimentos tradicionais para o arranjo do sistema. O estudo da estratificação desses sistemas é de fundamental importância para avaliar o seu desenvolvimento e indicar práticas de manejo. Destarte, objetivou-se avaliar a estrutura vertical de cinco agroflorestas localizadas no Município de Rolim de Moura – RO, na Zona da Mata Rondoniense. Realizou-se a divisão dos indivíduos em três estratos e, a partir disto, calculou-se densidade, frequência e área basal. O estrato médio apresentou maior densidade de indivíduos em todas as áreas, e foi o que mais contribuiu para a área basal em quatro dos sistemas estudados.
Ler mais...Ecologia Florestal; Sucessão ecológica; Theobroma grandiflorum; Estratificação florestal; Manejo agroflorestal.
AGROECOLOGIA: MÉTODOS E TÉCNICAS PARA UMA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL - VOLUME 2
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.