ESPÉCIES ESTRUTURANTES NA RESTAURAÇÃO FLORESTAL DE ÁREAS MINERADAS
ESPÉCIES ESTRUTURANTES NA RESTAURAÇÃO FLORESTAL DE ÁREAS MINERADAS
Rafael Paiva Salomão
André Luis Ferreira Hage
Silvio Brienza Junior
Gabriel Negreiros Salomão
Vitor Hugo Freitas Gomes
01/05/2022
130-139
9
A restauração florestal, após a lavra do minério, abrange vários pressupostos; dentre esses, destacam-se a necessidade de o ecossistema restaurado conter um conjunto de espécies estruturantes (espécies-chave) que ocorre no ecossistema de referência (floresta original), e desta forma, proporcionar uma estrutura apropriada de comunidade, além de ser constituído do maior número possível de espécies nativas. O conceito de espécie estruturante envolve duas características essenciais que se espera daquelas espécies que serão selecionadas: refletir uma distribuição diamétrica dos seus indivíduos semelhante àquela da floresta original e, apresentar uma composição florística, traduzida pelas principais famílias e associações de gêneros, análoga àquela observada na florestal original.
Ler mais...Especie estruturante; análise multivariada, restauração florestal, monitoramento vegetação, áreas degradadas, mineração, Amazônia.
ENGENHARIA FLORESTAL: CONTRIBUIÇÕES, ANÁLISES E PRÁTICAS EM PESQUISA
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.