EPIDEMIOLOGIA DA LEISHMANIOSE VISCERAL HUMANA NO BRASIL: IMPACTO DA MEDICINA VETERINÁRIA NAS ESTRATÉGIAS DE ATENÇÃO À SAÚDE PÚBLICA



EPIDEMIOLOGIA DA LEISHMANIOSE VISCERAL HUMANA NO BRASIL: IMPACTO DA MEDICINA VETERINÁRIA NAS ESTRATÉGIAS DE ATENÇÃO À SAÚDE PÚBLICA
Matheus Henrique Silva Sampaio
Guilherme Gonçalves De Faria
Julia Fernanda De Melo Lourenço
Juliana Thomaz
Cecília Fernandes Barbon
Beatriz Varaldo Rissatto
Noami Júlia Vilela Tomás
Vitor Augusto Nunes Da Silva
Gustavo Caetano Morbeck Do Nascimento
Vinícius José De Oliveira

30/10/2024
84-96
7
O objetivo deste estudo é descrever a epidemiologia da leishmaniose visceral (LV) no Brasil e discutir a relevância do Médico Veterinário no controle dessa zoonose. A metodologia empregada consiste em um estudo epidemiológico de natureza quantitativa, transversal, ecológica e descritiva, utilizando dados referentes às notificações de LV no Brasil no período de 2012 a 2024, extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). A discussão foi embasada por uma revisão sucinta da literatura que aborda o papel do Médico Veterinário nas estratégias de prevenção e controle da LV. Os resultados revelaram a notificação de 50.084 casos de leishmaniose visceral no país, evidenciando que homens de raça parda, com idade entre 20 e 39 anos e baixa escolaridade, são os mais acometidos pela doença. Também foram identificados casos em gestantes em diferentes estágios da gravidez, bem como coinfecções com HIV. A maioria das notificações referia-se a novos casos com diagnóstico laboratorial confirmado e evolução para cura. No entanto, foi observada uma alta frequência de informações incompletas ou ignoradas em várias variáveis analisadas. Em conclusão, destaca-se a importância da atuação conjunta do Médico Veterinário com equipes multiprofissionais no controle da leishmaniose visceral, enfatizando a promoção primária à saúde. Essa abordagem integrada contribui para a saúde humana e animal, promovendo a qualidade de vida e reduzindo os custos relacionados à gestão de surtos ou agravamentos de doenças zoonóticas.
Ler mais...acesso à informação de saúde; Calazar; Leishmaniose Visceral; medicina veterinária; medidas em epidemiologia.
EXPLORANDO O DATASUS: PESQUISAS E INSIGHTS A PARTIR DE DADOS SECUNDÁRIOS DE SAÚDE
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.