EFEITO DA ADIÇÃO DO ÁCIDO ASCÓRBICO NA RETENÇÃO, QUALIDADE E CARACTERÍSTICAS REOLÓGICAS DO PÃO ELABORADO COM SUCO DE UVA (VITIS LABRUSCA L., VAR. ISABEL)



EFEITO DA ADIÇÃO DO ÁCIDO ASCÓRBICO NA RETENÇÃO, QUALIDADE E CARACTERÍSTICAS REOLÓGICAS DO PÃO ELABORADO COM SUCO DE UVA (VITIS LABRUSCA L., VAR. ISABEL)
Stella Regina Arcanjo Medeiros
Anida Maria Moraes Gomes
Maria Nilka de Oliveira
Marcos Venânces de Souza Leão
Leiliane da Fonseca Lima Herculano
Laís Pimentel Barroso
Márcia Maria Leal de Medeiros
Claúdio Ernani Mendes da Silva

02/07/2021
276-295
20
A vitamina C é um micronutriente essencial com várias funções biológicas importantes. Além de ser considerado um potente antioxidante que elimina espécies reativas de oxigênio e nitrogênio. Este trabalho teve como objetivo avaliar os níveis de retenção de ácido ascórbico (AA) adicionados em pães elaborados com de suco integral de uva (Vitis lasbrusca L., var. Isabel) a fim de classificá-los com o atributo "fonte ou alto teor" de vitamina C e o seu efeito nas características reológicas das massas. Foram elaborados pães com adição de AA (0, 120, 240, 480 e 960 ppm) em dois sistemas: farinha/água e farinha/suco e armazenados à temperatura ambiente por 0, 3, 5, 7 e 10 dias. No sistema farinha/água observou-se uma relação direta entre o teor de AA adicionado e sua retenção. Entretanto, no sistema farinha/suco essa relação foi inversa. À medida que o tempo de armazenamento foi aumentando, as perdas de AA foram acentuando-se, chegando a mais de 90% ao final de 10 dias, nos dois sistemas. A maior estabilidade do AA nas amostras de pão com suco foi provavelmente uma consequência do baixo pH do suco (3,12) e do efeito sinérgico entre o AA e os compostos fenólicos presentes. Os resultados das análises de retenção de AA indicaram que a amostra de pão com suco adicionado de 480 ppm de AA foi a mais indicada para elaboração de pão com o atributo fonte de vitamina C, atingindo um percentual de retenção de até 20 % da IDR.
Ler mais...Panificação. Oxidante. Vitamina C.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: PESQUISA E PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.