EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE: IMPACTO DOS GRUPOS ANTITABAGISMO NA QUALIDADE DE VIDA DOS FUMANTES, NO ÂMBITO DA SAÚDE DA FAMÍLIA.



EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE: IMPACTO DOS GRUPOS ANTITABAGISMO NA QUALIDADE DE VIDA DOS FUMANTES, NO ÂMBITO DA SAÚDE DA FAMÍLIA.
Helena Barreto Arueira
Sandra Maria de Oliveira Marques Gonçalves Queiroz

01/05/2022
1545-1552
123
O tabagismo é uma doença que pode afetar a Qualidade de Vida do fumante. Entretanto é notório que deixar de fumar é um processo de grande complexidade, que exige uma intervenção especializada. Partindo da articulação da educação e da saúde, esta pesquisa visa compreender em que medida as atividades de Educação em Saúde, desenvolvidas pelos Grupos Antitabagismo, contribuem para que seus integrantes alcancem melhores indicadores nas dimensões da Qualidade de Vida, na ausência de farmacoterapia específica. A pesquisa proposta é de um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, longitudinal, buscando uma relação de causa e efeito, através de um estudo quasi-experimental. O desenho metodológico consistirá em uma abordagem quantitativa, com a utilização do Questionário de Qualidade de Vida SF-36 e do questionário para avaliação da dependência da nicotina (Questionário de Tolerância de Fagerström), além do cálculo da carga tabágica. Os participantes serão alocados de acordo com o uso ou não da farmacoterapia específica. A pesquisa será complementada por uma abordagem qualitativa, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas. Os questionários serão analisados com base nos dados estatísticos encontrados e as entrevistas serão submetidas à análise de conteúdo. Almeja-se evidenciar que as atividades educativas podem impactar positivamente a Qualidade de Vida dos fumantes, mesmo na ausência de farmacoterapia específica, podendo ser um fator de incentivo para a cessação do tabagismo.
Ler mais...Tabagismo, Educação para a Saúde, Qualidade de Vida, Grupo Antitabagismo.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.