EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO CAMPO: PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS EM CONTEXTO RIBEIRINHO MARAJOARA



EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO CAMPO: PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS EM CONTEXTO RIBEIRINHO MARAJOARA
Tatiane da Silva Morais
Esmeraldo Tavares Pires
Kátia Liége Nunes Gonçalves

31/10/2021
92-104
5
Neste texto objetivamos analisar aulas de matemática em turma multisseriada em ambiente ribeirinho marajoara, de maneira a elucidar práticas socioculturais apresentadas pela comunidade e as práticas pedagógicas desenvolvidas por uma professora de turma multisserie. Nossa questão de investigação centrou-se em entender em que termos a professora de escola ribeirinha marajoara desenvolve suas práticas pedagógicas considerando a Educação Matemática do Campo e os conhecimentos socioculturais de sua comunidade? Destacamos as atividades desenvolvidas na escola campesina da Educação Básica em contexto ribeirinho marajoara, no município de Ponta de Pedras/PA. Os dados produzidos a partir das observações e dos diálogos com a professora de turma multisseriada foram tratados pela metodologia de natureza qualitativa, Análise Textual Discursiva. Entendemos que as práticas socioculturais se constituem como fonte de estudo e informação, e quando exploradas permitem que os estudantes aprendam de forma prazerosa, significativa e contextualizada interdisciplinarmente. Portanto, percebemos que essas práticas usadas pela professora se configuram como ferramenta valiosa para o processo de ensino e aprendizagem, como também, para que compreendamos que os conhecimentos matemáticos se movimentam por entre as culturas dos povos.
Ler mais...Educação Matemática do Campo, Práticas Pedagógicas, Práticas Socioculturais, Escola Ribeirinha, Multisserie..
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.