EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA REVISÃO DAS PUBLICAÇÕES DA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (2013-2023)



EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA REVISÃO DAS PUBLICAÇÕES DA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (2013-2023)
Elias Fernandes De Medeiros Junior
Cleoni Virginio Da Silveira
Orleans Dos Santos Brito
José Haroldo Cavalcante De Souza
Jakeline Dos Santos Carvalho
Maria Jose Lopes Da Silva

29/08/2024
59-78
5
A educação ambiental deve ser entendida como um processo de formação que contribui diretamente para novas práticas sustentáveis emancipatórias que contribuem para a sustentabilidade a partir das relações de ensino. O presente trabalho teve como objetivo investigar as publicações realizadas na Revista Brasileira de Educação Ambiental, em um recorte de dez anos (2013-2023). Para isso realizamos uma pesquisa qualitativa a partir do instrumento de revisão bibliográfica, com o intuito de levantar informações sobre a publicação de artigos científicos que foram publicados dentro da temática da educação ambiental e nos resíduos sólidos. A análise dos dados revelou que os anos de maior produção científica nesta área foram 2019 e 2022. Observamos que 69% das pesquisas abordavam trabalhos teóricos, enquanto 31% eram de natureza prática. A região Sul e Nordeste apresentaram o maior número de trabalhos envolvendo a temática dos resíduos sólidos. Esses resultados indicam a necessidade de um aprofundamento das discussões sobre educação ambiental e gestão de resíduos sólidos, visando a promover uma maior sustentabilidade ambiental. Dessa forma, este trabalho não só evidencia a evolução das pesquisas na área, mas também aponta caminhos para o futuro da educação ambiental e da sustentabilidade no Brasil.
Ler mais...educação ambiental; política pública; resíduos sólidos; REVBEA; práticas sustentáveis.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.